LARMe
  • Home
  • Projetos
  • Pesquisadores
  • Pesquisas
    • Mapa
  • Eventos
  • Produção
    • Científica
    • Artística-Cultural
    • Extensão
  • Contato

Juliana
Salles ​Machado


Picture

Bacharel em História pela Universidade de São Paulo (2002), mestre em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (2005) (orientação Prof. Dr. Eduardo Góes Neves) e doutora em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) do Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde defendeu a tese intitulada "Lugares de gente: mulheres, plantas e redes de troca no delta amazônico", sob orientação do Prof. Dr. Carlos Fausto. Realizou estágio no exterior como parte do Doutorado Sanduíche CNPq na University College London (UCL), sob a supervisão do Prof. Dr. Stephen Shennan. Realizou pesquisa de pós-doutorado no Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo através de um projeto colaborativo "Território e memória na TI Xokleng/Lakãnõ, SC” (Bolsista PosDoc FAPESP) com a população indígena Laklãnõ Xokleng. Atualmente inicia uma pesquisa de pós-doutorado entre esta mesma população através da bolsa PNPD/CAPES do MAE/USP. Atua ainda como consultora no programa Ações Indígenas na Escola, programa SECADI/MEC/UFSC e colaboradora na Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica da Universidade Federal de Santa Catarina. Integra o coletivo Audiovisual Laklãnõ Xokleng, no qual coordenou a produção executiva de projetos de capacitação e video-realização de documentários etnográficos em parceria com Associação Indígena Coctá Camlém Nega To Denkang Hane e naOca Produções e financiamento da FUNAI/SC e Museu do Índio. Integrou a comissão editorial da Revista de Arqueologia da Sociedade de Arqueologia Brasileira na gestão 2013-2015 e atualmente coordena o GT Arqueologia e Coletivos Tradicionais da Sociedade de Arqueologia Brasileira (2016-2018).É pesquisadora do Laboratório Interdisciplinar sobre território e territorialidade (LINTT/MAE/USP), do Laboratório de Estudos Interdiscplinares em Arqueologia (LEIA/UFSC) e do Laboratório de Arte, Ritual e Memória (LARME/PPGAS/UFRJ). Realiza pesquisas na região sul, no estado de Santa Catarina, desde 2012 e na Amazônia desde 1998, onde coordenou até 2015 o projeto de pesquisa CNPq Gênero na floresta, “Mulheres e Plantas no delta amazônico”. Com experiência na região Amazônica e na região sul do país, atua principalmente através de abordagens interdisciplinares entre as áreas de História Indígena, Arqueologia e Antropologia e Ecologia Histórica.​

Currículo Lattes | ARX CULTURAL | Academia.Edu​ |Leia UFSC |PPGH-UFSC


Projetos


No tempo do mato: uma etnoarqueologia da territorialidade

A pesquisa “No tempo do mato: uma etnoarqueologia da territorialidade” visa ampliar a prática interdisciplinar de pesquisa entre a antropologia, a ecologia histórica e a arqueologia. Esta pesquisa se insere em uma busca mais ampla pela compreensão das formas de uso e transformação de território por populações tradicionais na longa duração, dialogando com os saberes e fazeres compartilhados pelas populações tradicionais e o conhecimento produzido sobre estas populações pelas pesquisas científicas. Trata-se de uma reflexão sobre a relação entre as práticas atuais de criação de territorialidade, isto é, o significado do uso e manejo ambiental praticado por população locais e os padrões de assentamento e manejo perceptíveis em sítios arqueológicos e seus entornos em tempos pré-coloniais e coloniais. Para tanto é explorado o conhecimento, uso e transformação de componentes da paisagem, especialmente focando no reconhecimento das chamadas “paisagens culturais”, isto é, na identificação dos fatores antrópicos do ambiente, dialogando com a noção de “lugares de gente” e compartilhando os pressupostos da ecologia histórica mais comumente aplicados à região amazônica, mas que recentemente vem sendo discutidos no contexto do sul do Brasil, principalmente para a chamada mata de araucárias. 
​
Financiamento PPGH/UFSC e apoio institucional LEIA -UFSC


Arqueologia e Coletivos Tradicionais
Grupo de Trabalho Sociedade Brasileira de Arqueologia

Extensão


Coletivo Audiovisual Laklãnõ Xokleng – oficinas de capacitação audiovisual.

Consultora/colaboradora do programa Ações Saberes Indígenas da Escola (MEC/SECADI/SC) (2015 até o presente).

Principais
​publicações


​ARQUEOLOGIA INDÍGENA E OS OBJETOS DO PENSAR. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, 2016.  No prelo.

 Caminhos e Paradas: Perspectivas sobre o território Laklãnõ (Xokleng). In: Fabiola Andrea Silva; Marisa Coutinho Afonso. (Org.). Arqueologia dos Povos Jê no sul e sudeste do Brasil. São Paulo: MAE, 2016. No prelo.

TEMPORALIDADES ENRAIZADAS:MANEJO AMBIENTAL E CONSTRUÇÃO SOCIAL NA AMAZÔNIA. In: Stephen Rostain. (Org.). Antes de Orellana. Actas del 3er Encuentro Internacional de Arqueología Amazónica.. 1ed.Quito, Equador: IFEA: Flacso:EEUU, 2014, v. , p. 367-373.

Ilha Caviana: sobre as suas paisagens, tempos e transformações. Amazônica: Revista de Antropologia (Online), v. 6, p. 283-313, 2014.

História(s) indígena(s) e a prática arqueológica colaborativa. Revista de Arqueologia, v. 26, p. 72-85, 2013.

Espaços Antropizados: entendendo os processos de reocupação de sítios arqueológicos a partir de uma visão etnoarqueológica. In: Edithe Pereira & Vera Guapindaia. (Org.). Arqueologia Amazônica. 1ed.Belém: MPEG:IPHAN:SECULT, 2010, v. 1, p. 343-364.

Arqueologia e História nas Construções de Continuidade da Amazônia. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, v. 4, p. 57-70, 2009.

Os significados dos sistemas tecnológicos: classificando e interpretando o vestígio cerâmico. Arqueologia Suramericana, v. 3, p. 62-83, 2007.

O Potencial Interpretativo das Análises Tecnológicas: um exemplo amazônico. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, v. 15/16, p. 87-111, 2006.

Processos de formação: Hipóteses sobre a variabilidade do registro arqueológico de um montículo artificial no sítio Hatahara, Amazonas. Revista de Arqueologia (Sociedade de Arqueologia Brasileira. Impresso), v. 18, p. 9-24, 2006.

Dos Artefatos às Aldeias: os vestígios arqueológicos nos entendimentos das formas de organização social da Amazônia. Revista de Antropologia (USP. Impresso), v. 49, p. 755-786, 2006.

Exploring the Amazon, Explaining the Unknown: Views from the Past. In: McEwan, Colin, Barreto, Cristiana & Neves, Eduardo. (Org.). Unknown Amazon. 1ed.Londres: The British Museum Press, 2001, v. , p. 232-251. 


Picture
Entrevistas na pesquisa colaborativa "Arqueologia na TI Laklãnõ Xokleng: Território e Memória", TI Laklãnõ Ibirama, SC, Aldeia Figueira, 2014.
Picture
Visita dos Laklãnõ Xokleng ao sítio histórico da antiga de Eduardo Hoerhann, primeiro funcionário do SPI a fundar o chamado Posto Indígena Duque de Caxias, durante uma das atividades das Ações Saberes Indígenas na Escola. TI Laklãnõ Ibirama, SC, Aldeia Palmeirinha, 2015.
Picture
Grupo de associados Laklãnõ Xokleng da casa do artesanato discutindo roteiro para primeiro documentário da oficina audiovisual. Aldeia Figueira, TI Laklãnõ Ibirama, SC, 2015.
Picture
Visita de sábios Laklãnõ Xokleng a reserva técnica do MARQUE - UFSC como parte da atividade da Semana de Museus. MARQUE, UFSC, Florianópolis, 2015.
Powered by Create your own unique website with customizable templates.
  • Home
  • Projetos
  • Pesquisadores
  • Pesquisas
    • Mapa
  • Eventos
  • Produção
    • Científica
    • Artística-Cultural
    • Extensão
  • Contato