Juliana
Salles Machado
Bacharel em História pela Universidade de São Paulo (2002), mestre em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (2005) (orientação Prof. Dr. Eduardo Góes Neves) e doutora em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) do Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde defendeu a tese intitulada "Lugares de gente: mulheres, plantas e redes de troca no delta amazônico", sob orientação do Prof. Dr. Carlos Fausto. Realizou estágio no exterior como parte do Doutorado Sanduíche CNPq na University College London (UCL), sob a supervisão do Prof. Dr. Stephen Shennan. Realizou pesquisa de pós-doutorado no Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo através de um projeto colaborativo "Território e memória na TI Xokleng/Lakãnõ, SC” (Bolsista PosDoc FAPESP) com a população indígena Laklãnõ Xokleng. Atualmente inicia uma pesquisa de pós-doutorado entre esta mesma população através da bolsa PNPD/CAPES do MAE/USP. Atua ainda como consultora no programa Ações Indígenas na Escola, programa SECADI/MEC/UFSC e colaboradora na Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica da Universidade Federal de Santa Catarina. Integra o coletivo Audiovisual Laklãnõ Xokleng, no qual coordenou a produção executiva de projetos de capacitação e video-realização de documentários etnográficos em parceria com Associação Indígena Coctá Camlém Nega To Denkang Hane e naOca Produções e financiamento da FUNAI/SC e Museu do Índio. Integrou a comissão editorial da Revista de Arqueologia da Sociedade de Arqueologia Brasileira na gestão 2013-2015 e atualmente coordena o GT Arqueologia e Coletivos Tradicionais da Sociedade de Arqueologia Brasileira (2016-2018).É pesquisadora do Laboratório Interdisciplinar sobre território e territorialidade (LINTT/MAE/USP), do Laboratório de Estudos Interdiscplinares em Arqueologia (LEIA/UFSC) e do Laboratório de Arte, Ritual e Memória (LARME/PPGAS/UFRJ). Realiza pesquisas na região sul, no estado de Santa Catarina, desde 2012 e na Amazônia desde 1998, onde coordenou até 2015 o projeto de pesquisa CNPq Gênero na floresta, “Mulheres e Plantas no delta amazônico”. Com experiência na região Amazônica e na região sul do país, atua principalmente através de abordagens interdisciplinares entre as áreas de História Indígena, Arqueologia e Antropologia e Ecologia Histórica.
|
Projetos
No tempo do mato: uma etnoarqueologia da territorialidade
|
A pesquisa “No tempo do mato: uma etnoarqueologia da territorialidade” visa ampliar a prática interdisciplinar de pesquisa entre a antropologia, a ecologia histórica e a arqueologia. Esta pesquisa se insere em uma busca mais ampla pela compreensão das formas de uso e transformação de território por populações tradicionais na longa duração, dialogando com os saberes e fazeres compartilhados pelas populações tradicionais e o conhecimento produzido sobre estas populações pelas pesquisas científicas. Trata-se de uma reflexão sobre a relação entre as práticas atuais de criação de territorialidade, isto é, o significado do uso e manejo ambiental praticado por população locais e os padrões de assentamento e manejo perceptíveis em sítios arqueológicos e seus entornos em tempos pré-coloniais e coloniais. Para tanto é explorado o conhecimento, uso e transformação de componentes da paisagem, especialmente focando no reconhecimento das chamadas “paisagens culturais”, isto é, na identificação dos fatores antrópicos do ambiente, dialogando com a noção de “lugares de gente” e compartilhando os pressupostos da ecologia histórica mais comumente aplicados à região amazônica, mas que recentemente vem sendo discutidos no contexto do sul do Brasil, principalmente para a chamada mata de araucárias.
|
Arqueologia e Coletivos Tradicionais
|
Grupo de Trabalho Sociedade Brasileira de Arqueologia
|
Extensão |
Coletivo Audiovisual Laklãnõ Xokleng – oficinas de capacitação audiovisual. Consultora/colaboradora do programa Ações Saberes Indígenas da Escola (MEC/SECADI/SC) (2015 até o presente). |
Principais
|
|