LARMe
  • Home
  • Projetos
  • Pesquisadores
  • Pesquisas
    • Mapa
  • Eventos
  • Produção
    • Científica
    • Artística-Cultural
    • Extensão
  • Contato

CIENTÍFICA



Imagem

OWNERS OF KINSHIP

por Luiz Costa


The Owners of Kinship é uma etnografia dos Kanamari, povo Katukina da Amazônia ocidental. Seu foco é  o parentesco e sua derivação das relações assimétricas entre um dono e seus dependentes, revelando como esse laço é criado e sustentado pela relação entre quem alimenta e quem é alimentado. A relação da alimentação e as categorias que ela gera são investigadas em diversos contextos, como nas relações das mulheres com seus xerimbabos, xamãs com seus espíritos familiares, mães e filhos, e o Estado brasileiro e os Kanamari.


Picture

OWNERSHIP AND NURTURE

editado por Marc Brightman, Carlos Fausto e Vanessa Grotti

Resultado de um seminário realizado no Museu Nacional (UFRJ), este volume aborda a articulação entre relações de dependência e de criação na Amazônia indígena. Reúne nove capítulos versando sobre relações de sujeição e alimentação, propriedade intelectual e formas de criatividade, propriedade da terra e temporalidade.


Picture

O MEL QUE OUTROS FAVEIAM
GUIMARÃES ROSA E A ANTROPOLOGIA

por Kleyton Rattes

Livro voltado ao entendimento da obra de Guimarães Rosa, pensando sua autoria como um posicionamento intelectual sobre mundos, uma perspectiva desveladora de um modo de conhecer. É também voltado a uma investigação que se detém sobre outra ideia paralela: são as obras rosianas articuláveis e convergentes com investigações e aspirações do campo antropológico. Parodiando Ferdinand Alquiè, o admirável de uma grande obra, no caso a de Guimarães Rosa, é precisamente que ela pode fornecer a cada gênero, a cada campo do conhecimento, um alimento. E é este alimento que as páginas deste livro tentam explorar, em diálogos com a antropologia.


Picture

WARFARE AND SHAMANISM IN AMAZONIA

por Carlos Fausto

Warfare and Shamanism in Amazonia é a versão, ligeiramente modificada, de Inimigos Fiéis em inglês. Trata-se de um estudo etnográfico dos Parakanã, povo de língua tupi-guarani que habita o interflúvio Tocantins-Xingu, no Pará. O livro analisa a relação entre guerra, xamanismo e parentesco entre os Parakanã desde o final do século XIX até o final do século XX. Baseado em pesquisa de campo realizada nos anos 1980 e 90, pouco após o contato, o livro apresenta dados coletados junto a uma geração que estivera diretamente involvida em conflitos guerreiros.


Picture

L`IMAGE RITUELLE

editado por Carlos Fausto e Carlo Severi

Esta coletânea é o resultado de um projeto de colaboração entre pesquisadores brasileiros e franceses, coordenado por Carlos Fausto e Carlo Severi. Reúne sete ensaios sobre a imagem em diferentes contextos rituais na Amazônia, África, Sibéria e Europa.


Picture

PALAVRAS EM IMAGENS | PAROLE ET IMAGE

Editado por Carlos Fausto e Carlos Severi

Esta coletânea é o segundo volume do projeto de colaboração Brasil-França dirigido por Carlos Fausto e Carlos Severi, entre 2007 e 2012. Publicado em português e em francês, reúne seis ensaios sobre a relação entre imagens e palavras, desde o cordel do Nordeste do Brasil até a poética bovina na Etiópia,  passando pela pictografia, o grafismo e desenhos na Amazônia.


Picture

TIME AND MEMORY IN INDIGENOUS AMAZONIA

editado por Carlos Fausto e Michel Heckenberger

A coletânea investiga os conceitos de tempo, memória e transformação na Amazônia indígena a partir de um conjunto de nove estudos etnográficos, que abordam temas diversos tais como corporalidade, doença, maestria, conversão, práticas mortuárias, ancestralidade e relações interétnicas.


Picture

ENTRE GENEBRA E A GUANABARA

Luiz Fabiano de Freita Tavares ​

O livro aborda a experiência da França Antártica, estabelecida na Baía de Guanabara entre 155 e 1567, e as concepções religiosas, sociais e políticas huguenotes sobre a colônia. Numa abordagem próxima à história das ideias, aborda principalmente as obras dos autores reformados Jean de Léry e Jean Crespin, explorando as maneiras pelas quais esses autores percebiam o Novo Mundo e articulavam suas relações com a França coetânea.


Picture

DA GUANABARA AO SENA

Luiz Fabiano de Freita Tavares ​

O estudo discute a importância dos diferentes paradigmas de verdade e o modo como eram apropriados retoricamente para a discussão política em torno da colônia. Para tanto, utiliza como fontes os relatos impressos e as cartas dos personagens envolvidos, evidenciando usos distintos da escrita na prática política, concentrando-se na inserção das polêmicas em torno da França Antártica nas dinâmicas do reino, em especial as voláteis redes de clientela e aliança formuladas no contexto das Guerras de Religião, que assolaram a França durante a segunda metade do século XVI. Assim, enfocando as práticas de comunicação e suas implicações no exercício do poder, busca evidenciar os estreitos e tensos vínculos que ligavam as “Franças” do Novo e do Velho Mundo.


Picture

A ILHA E O TEMPO

Luiz Fabiano de Freita Tavares ​

Vencedor do Prêmio IV Centenário de São Luís, o livro avalia a história da cidade em suas múltiplas conexões com o império português, o Brasil após a independência e o mundo, encarando São Luís do Maranhão não apenas como uma cidade, mas como uma encruzilhada planetária, conjugando e inter-relacionando diversas escalas analíticas, espaciais e temporais. Cada capítulo é centrado na vida de alguns personagens que ali viveram, enfatizando sempre as conexões entre suas trajetórias pessoais e esses processos mais amplos, em constantes idas e vindas entre a Cidade dos Azulejos e os lugares mais distantes, como o Rio de Janeiro ou Lisboa, mas também Amsterdã, Paris, Tóquio ou Nova York, numa complexa teia a espalhar-se sobre séculos e continentes.


Picture

INIMIGOS FIÉIS

por Carlos Fausto

O livro reconstrói um século na história do povo Parakanã, desde sua cisão em dois blocos no final do século XIX até os anos 1990, acompanhando as transformações nos padrões de subsistência, nas relações de gênero e nas formas sociopolíticas. O livro analisa, ainda, a guerra e o xamanismo indígenas, revisitando temas como o canibalismo, a caça de troféus, o universo onírico do xamã, propondo um modelo relacional pan-amazônico, conhecido como “predação familiarizante”. Em 2002, recebeu o prêmio da ANPOCS de melhor livro de ciências sociais do ano.


Picture

OS ÍNDIOS ANTES DO BRASIL

por Carlos Fausto

Um mundo se desenvolveu por milênios à margem do Ocidente e do Oriente, até um dia ser descoberto e conquistado. Seus traços, que ficaram impressos na solidez da pedra e na fragilidade do barro, são o objeto deste livro. Das escarpas dos Andes ao Amazonas, do cerrado ao litoral, o leitor é convidado a conhecer um mundo de antes de Cabral.

Powered by Create your own unique website with customizable templates.
  • Home
  • Projetos
  • Pesquisadores
  • Pesquisas
    • Mapa
  • Eventos
  • Produção
    • Científica
    • Artística-Cultural
    • Extensão
  • Contato